Entonar um violão significa aumentar ou diminuir a distância das cordas em relação ao comprimento da escala do braço do violão. O objetivo é conseguir uma afinação precisa entre as oitavas do instrumento. Os dois pontos que trabalham nessa alteração são o rastilho e a pestana. Sendo o rastilho, a primeira parte a ser modificada em razão da sua simplicidade.
Apesar de recomendado, nem todos os violões precisam desse ajuste pois mesmo que exista um erro na entonação do instrumento, o ouvido humano dificilmente consegue notar essas imperfeições durante o uso do instrumento.
Apesar de recomendado, nem todos os violões precisam desse ajuste pois mesmo que exista um erro na entonação do instrumento, o ouvido humano dificilmente consegue notar essas imperfeições durante o uso do instrumento.
Outros fatores também são levados em consideração quando se fala na precisão da entonação: calibre da corda, material usado na fabricação da corda, idade da corda, ação do braço, altura do rastilho e etc. Essas variáveis fazem com que a entonação do rastilho não seja algo perfeito. Restando apenas buscar algo perto do ideal.
Nesse caso, o recomendando é fazer a entonação já sabendo a altura ideal do seu rastilho e usando cordas com poucos dias de uso.
Nesse caso, o recomendando é fazer a entonação já sabendo a altura ideal do seu rastilho e usando cordas com poucos dias de uso.
Sabendo a Entonação do Instrumento
Tenha em mãos um bom afinador ou software de afinação de violões com medidor de cents. Eu recomendo e uso o aplicativo para Android gStrings. O cent é uma unidade de medida para intervalos musicais. Imaginemos algo como "milímetros musicais".
Partindo daqui, basta ter cada corda do seu violão afinada e comparar cada uma com a sua respectiva oitava na 12ª casa.
Criei uma ilustração para ficar mais fácil de interpretar os resultados no afinador.
O pêndulo branco representa a afinação ideal da 12ª casa.
O pêndulo vermelho indica que a afinação da 12ª casa está mais aguda que o normal. Sendo necessário aumentar a distância da corda em relação ao braço do instrumento.
O pêndulo azul indica que a afinação da 12ª casa está mais grave que o normal. Sendo necessário diminuir a distância da corda em relação ao braço do instrumento.
Ambos os pêndulos verdes indicam áreas de tolerância. Nesse caso, entonar essas cordas se torna desnecessário pela proximidade que têm com o ponto do pêndulo branco.
Cheque mais de uma vez a mesma corda para ter certeza do valor mostrado e anote no papel. A partir daqui podemos começar a desenhar as medidas no rastilho.
Marcando as Medidas no Novo Rastilho
Precisaremos de um rastilho com o devido raio e com o seu topo plano. O processo já foi abordado no post anterior sobre a construção de um rastilho de osso.
Mas antes, vamos observar um rastilho já com entonação de fábrica.
As setas indicam para qual lado o ponto de contato foi movido. No caso da Mi Grave (E), Lá (A) e Ré (D); o ponto de contato foi movido para trás. Isso quer dizer que essas cordas tiveram o seu comprimento aumentando e ficaram mais graves.
Notem que as três cordas receberam um tratamento diferente. A Ré, das três cordas, foi a que menos teve seu ponto de contato levado para trás, ficando quase no meio. Já a Mi Grave recebeu o tratamento mais radical, ficando na beira do rastilho.
As cordas Sol (G) e Mi aguda (E), se mantiveram o mais próximo possível na frente do rastilho. Sendo assim, ficaram com menor comprimento e mais agudas.
A corda Sí (B) recebeu tratamento semelhante a Mi Grave, mas por se tratar de uma corda mais fina, ganhou mais material de contato para evitar que se parta devido a tensão.
Transferindo o desenho do rastilho original para um de osso, teríamos o abaixo:
As pequenas marcas vermelhas indicam a parte onde devo lixar. Como já tenho as medidas da entonação anotadas de acordo com o rastilho original. Basta que eu modifique esses valores.
No meu caso, as demais cordas tinham a sua entonação correta de fábrica. Somente a Mi aguda precisou ser modificada. Ela teve sua distância aumentada para ficar mais grave na 12ª casa. Notem que a alteração foi menor se comparada com a corda Si.
Preparando o Rastilho
Usando um lápis comum e uma régua, desenho os espaços da entonação. Também uso pequenos traços para marcar o local por onde as cordas do violão passarão. Isso ajuda a ter uma ideia do tamanho das linhas em relação ao tamanho do rastilho e posição das cordas.
Com o rastilho já desenhado, usarei uma lima chata do tipo agulha para começar a retirar as áreas marcadas. A minha custou uma média de 14 reais e veio em um jogo de dez peças. Recomendo as do tipo diamantadas por oferecerem um melhor acabamento.
Atenção para o ângulo da lima.
Depois de lixar todo o rastilho, ainda é possível ver as linhas do lápis junto aos novos relevos.
Para ter uma melhor visão do resultado, uso um lápis comum com o seu grafite deitado para pintar todo o topo do rastilho. Somente as áreas não afetadas pela lima ficarão pintadas.
Agora só resta criar pequenas rampas por trás do rastilho para que as cordas deslizem até o ponto de contato. Aproveite as marcas do lápis para se guiar. No meu caso, o ponto de contato das cordas Mi Grave e Si estão no começo do rastilho, para elas, basta apenas um pequeno polimento da borda.
Terminado o processo, já tenho o rastilho pronto, só restando a etapa de limpeza e polimento.
Uma pequena ilustração caso fiquem dúvidas sobre qual lado recebeu as rampas.
Agora basta polir o rastilho. Recomendo lixas de 600 para madeiras e 600 ou mais d´água caso queira um brilho maior.
Outra opção também seria usar um pedaço de lã de aço molhada e um pingo de detergente para dar um brilho fosco ao rastilho.
Algumas fotos do rastilho pronto. Após o polimento, optei pelo uso da água oxigenada para esbranquiçar o osso. Deixe o rastilho submerso em um pequeno pote por uma noite para ter um melhor resultado.
Um rápido teste com o afinador, mostrou que todas as oitavas estavam dentro do valor ideal ou tolerável de afinação.
Muito legal !
ResponderExcluirTenho sofrido um bocado pra saber o que fazer com meu violão, no meu caso a corda B afina normal solta mas na primeira casa C soa bem mais alta do que deveria, existe um tipo de ajuste nesse caso?
ResponderExcluirOlá, Lucas. Seria necessário diminuir a área de contato da sua corda B com o rastilho. Isso é explicado nessa postagem. Mas antes disso, é bom considerar outros fatores, como o tempo de uso do encordoamento, tensão da corda (quanto mais leve mais o problema de entonação se agrava), altura do rastilho do seu violão e como o tensor do seu violão está regulado (se o mesmo possuir algum tensor).
ResponderExcluirExiste também a possibilidade de entonar a pestana do violão quando não se tem mais espaço para trabalhar o rastilho . Mas é um serviço muito complexo.
Comece medindo com um afinador a 12ª casa da corda Si e ver o quão distante a nota está.