O Material e Preparo da peça
Primeiramente, precisaremos de uma peça de osso o mais próximo o possível da medida do rastilho original. Você pode optar por comprá-la em lojas de instrumentos musicais ou fabricar as suas próprias a partir de um fêmur de vaca que pode ser adquirido em um açougue. No meu caso, optei pelo fêmur de vaca e usei uma esmerilhadeira para cortar as peças.
A foto abaixo resume o processo. No terceiro pedaço de osso, uso lixas de granulação 150 para remoção pesada e 320 quando percebo que estou chegando perto da medida ideal (quarta peça). Uma lima chata bastarda também ajuda a retirar partes muito altas. Certifique-se de que o rastilho tenha um encaixe firme mas sem precisar exigir muita força para sua remoção. Também deixe uma boa altura para ter mais oportunidades de corrigir um possível erro.
Caso esteja interessado em descobrir o a medida do raio, recomendo esse link. Basta imprimir as folhas e comparar o seu rastilho com as medidas apresentadas.
Outra opção seria usar um lápis lixado até a metade sobre a escala do violão.
No meu caso, a troca do rastilho será feita junto com a remoção do captador que fica por baixo do rastilho original. Trocarei o atual método de captação por discos de piezo. Mas isso será abordado em outro tutorial.
Como não terei mais o piezo por baixo do rastilho, precisarei compensar o espaço usando um rastilho de osso mais alto. Para isso, uso o captador removido para ter a altura correta.
Isso acontece na maioria dos rastilhos de violões de aço. Creio que a idéia seria aliviar a tensão das 3 cordas mais finas para exigir menos esforço da mão do músico. A medida pode variar conforme o fabricante. Outro fator determinante é a altura das cordas no 12º traste.
Uma imagem para ilustrar a modificação. Notem que a medida de 1 mm só afeta a corda Mi aguda. As cordas Si e Sol, têm uma redução menor por necessidade de obedecer o raio do rastilho.
No meu caso, uso uma lixa de 320 deitada em uma superfície reta. Como as cordas precisam "escalar" a curva, devemos criar a rampa na parte de trás do rastilho.
Apoiando o osso na diagonal, lixe a quina traseira do rastilho até chegar a forma de uma rampa arredondada.
O polimento pode ser feito com uma lixa de 600. Lixas d'água de 1000 até 2000 podem ser usadas para dar brilho ao rastilho.
A foto abaixo resume o processo. No terceiro pedaço de osso, uso lixas de granulação 150 para remoção pesada e 320 quando percebo que estou chegando perto da medida ideal (quarta peça). Uma lima chata bastarda também ajuda a retirar partes muito altas. Certifique-se de que o rastilho tenha um encaixe firme mas sem precisar exigir muita força para sua remoção. Também deixe uma boa altura para ter mais oportunidades de corrigir um possível erro.
Transferindo o Raio da Escala para o Rastilho
Boa parte dos violões de aço têm um pequena curvatura na escala. A medida dessa curvatura varia de fabricante para fabricante. Caso você tenha o rastilho original, você pode facilmente transferir a curvatura do rastilho para a peça de osso usando um lápis.Caso esteja interessado em descobrir o a medida do raio, recomendo esse link. Basta imprimir as folhas e comparar o seu rastilho com as medidas apresentadas.
Outra opção seria usar um lápis lixado até a metade sobre a escala do violão.
No meu caso, a troca do rastilho será feita junto com a remoção do captador que fica por baixo do rastilho original. Trocarei o atual método de captação por discos de piezo. Mas isso será abordado em outro tutorial.
Como não terei mais o piezo por baixo do rastilho, precisarei compensar o espaço usando um rastilho de osso mais alto. Para isso, uso o captador removido para ter a altura correta.
Moldando o Raio
Com a medida do raio já marcada no rastilho, usei uma lima chata murça para remover o material até a marca do lápis. Pode-se também usar uma folha de lixa deitada em uma superfície reta.Uma Observação
Mesmo que o rastilho siga o raio da escala, ele não necessariamente precisa ser fiel a ela. Percebam que meu rastilho de osso, mesmo seguindo o molde do original, ainda saiu mais baixo na área onde passam as cordas mais finas.
Por exemplo: No meu rastilho, estarei usando uma altura de 3 mm na Mi Grave e 2 mm na Mi aguda. Como a diferença é de 1 mm, uso uma régua para marcar para essa medida no local por onde passa a corda Mi aguda e sigo completando a curva até o meio do rastilho.
Uma imagem para ilustrar a modificação. Notem que a medida de 1 mm só afeta a corda Mi aguda. As cordas Si e Sol, têm uma redução menor por necessidade de obedecer o raio do rastilho.
Últimos Ajustes e Acabamento
Agora só é preciso criar uma pequena rampa no topo do rastilho para auxiliar a passagem das cordas.No meu caso, uso uma lixa de 320 deitada em uma superfície reta. Como as cordas precisam "escalar" a curva, devemos criar a rampa na parte de trás do rastilho.
Apoiando o osso na diagonal, lixe a quina traseira do rastilho até chegar a forma de uma rampa arredondada.
O resultado será algo parecido com a foto da esquerda abaixo. A quina na frente do topo do rastilho também deve ser arredondada, mas de uma forma mais leve. Apenas use um pedado pequeno da folha de lixa e a pressão dos próprios dedos para arredondar (foto da direita).
O polimento pode ser feito com uma lixa de 600. Lixas d'água de 1000 até 2000 podem ser usadas para dar brilho ao rastilho.
Conclusão
Terminada a etapa de polimento, o seu rastilho já está pronto para ser colocado no violão. Caso a ação das cordas esteja alta, será necessário lixar a base do rastilho em uma superfície reta para evitar o mau contato com o encaixe do cavalete. Não vou abordar esse processo pois o mesmo é simples e pode ser facilmente encontrado no Youtube.
Existem ainda breves observações a serem feitas sobre rastilhos de nylon, mas senti a necessidade de manter o texto curto para não criar algo cansativo. Esses detalhes serão explicados brevemente.





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